A Energisa é o 6º maior grupo de distribuição de energia elétrica do Brasil em número de clientes, com mais de 16 milhões de pessoas atendidas, e emprega, direta ou indiretamente, 12 mil trabalhadores. A Energisa controla 13 distribuidoras espalhadas por 9 estados do Brasil: Mato Grosso - MT, Mato Grosso do Sul - MS, Minas Gerais - MG, Paraíba - PB, Paraná - PR, Rio de Janeiro - RJ, São Paulo - SP, Sergipe - SE e Tocantins - TO, atuando em 788 municípios.
A Energisa não entregou sua conta de luz? Você não sabe onde colocou a fatura? Seu cachorro comeu? Não há com o que se preocupar, no site da Energisa é possível obter um boleto para pagamento da sua conta (ou até mesmo a segunda via completa) de maneira fácil e rápida, a qualquer hora do dia ou da noite, sem enfrentar filas e o melhor, sem cobrar nada por esse serviço!
Se você necessita da segunda via completa da conta, será necessário acessar a Agência Virtual da Energisa, efetuar um cadastro no site, preencher um formulário com seus dados... mas se o que você precisa é apenas uma forma de pagar sua conta e evitar transtornos com multas, ou em casos extremos, o corte do seu fornecimento de energia, não precisa perder tempo com esse cadastro, há uma forma mais simples e direta de conseguir o que você precisa.
É importante lembrar que, segundo os especialistas em direito do consumidor, o não recebimento da fatura não é justificativa para não pagar a conta de luz até a data de vencimento!
Acompanhe o passo a passo que preparamos para você e veja como é simples e fácil obter um boleto para pagamento da sua conta de luz da Energisa.
Antes de qualquer coisa, será necessário ter em mãos o código da Unidade Consumidora do imóvel. Você pode localizar esse código em uma fatura antiga, normalmente ele fica no canto superior direito, acima do valor a pagar.
Se não tiver uma conta em mãos também não tem problema, basta ter o número do CPF (ou CNPJ) do titular da conta e efetuar uma consulta no próprio site da Energisa.
Entre no site da Energisa e localize o menu "SERVIÇOS ONLINE". Nesse menu, selecione a opção "Extrato e segunda Via da Conta":
Conforme mencionamos anteriormente, se você não sabe o número da sua Unidade Consumidora, a Energisa fornecerá para você, desde que você possua o número do CPF (ou CNPJ) do titular da conta para efetuar a consulta.
Para descobrir o código da sua Unidade Consumidora, role a página para baixo e localize a ferramenta de consulta, então, digite o CPF (ou CNPJ) do titular da conta e clique no botão BUSCAR:
Se o número do documento informado estiver correto, serão exibidos os códigos de Unidade Consumidora vinculados a ele, e os endereços dos imóveis correspondentes a cada um desses códigos:
Ainda na página "Extrato e Segunda Via de Conta", localize o "ACESSO FÁCIL - BOLETO PARA PAGAMENTO DE FATURA", digite o Código da Unidade Consumidora do imóvel e o código de segurança, que é uma sequência de caracteres gerada automaticamente pelo site (caso não consiga decifrar os caracteres, clique no ícone para gerar uma nova sequência). Em seguida clique no botão CONSULTAR.
Será exibida uma tabela contendo as doze últimas contas de luz da unidade Consumidora informada. É importante notar que mesmo as faturas que já foram pagas constarão nessa tabela, e isso é bom porque permite que você consulte se não ficou alguma conta esquecida em um mês anterior com o pagamento pendente, mas se você estiver solicitando essa segunda via para realizar o pagamento, cuidado, certifique-se de escolher o mês correto para não pagar duas vezes pela mesma conta.
A Energisa disponibiliza 3 formas diferentes para que você obtenha a segunda via da sua conta de luz (as três opções estão na coluna "BOLETO"):
Essa visualização nada mais é do que um arquivo PDF contendo todos os principais dados da sua fatura, nele já é possível consultar o valor, a data de vencimento, e outros detalhes da conta, é possível até mesmo ler o código de barras com o aplicativo para smartphone do seu banco e efetuar o pagamento, sem precisar sequer imprimir a fatura. Também é possível salvar a fatura ou imprimir, caso você tenha uma impressora disponível para isso.
Nesse caso não há segredo, basta utilizar o botão "Salvar", que vai baixar o arquivo para a pasta padrão de downloads do seu dispositivo, ou "Salvar como", caso queira escolher um local diferente para guardar o arquivo.
Após baixar o arquivo, basta ter um leitor de PDF instalado para poder abrir o arquivo e imprimir a fatura. Você poderá também enviá-la para onde ou para quem desejar, ou mesmo utilizar o código de barras para pagá-la, caso você possua um aplicativo que permita isso.
Após clicar no botão ENVIAR, a Energisa lhe enviará um arquivo PDF contendo os dados da sua fatura diretamente para o endereço de e-mail que você indicou.
Outra opção que também pode ser útil é o código de barras da fatura em formato numérico. Para obter esse código, basta clicar sobre a imagem de um código de barras na linha correspndente à fatura do mês que estiver com o pagamento pendente, o site exibira a sequência de dígitos correspondente à sua fatura:
Com esse código de barras é possível efetuar o pagamento da sua conta diretamente no caixa eletrônico ou no aplicativo para smartphone do seu banco, por exemplo.
Outra funcionalidade que encontramos no site da Energisa é a consulta de débitos. Essa consulta é bastante útil se você não tem certeza se possui ou não alguma conta pendente com a Energisa, com ela é possível tirar essa dúvida rapidamente, utilizando apenas o número do CPF (ou CNPJ) do responsável pela Unidade Consumidora do imóvel.
A consulta de débitos está disponível no menu "SERVIÇOS ONLINE". Nesse menu, selecione a opção "Consultar débitos".
Localize a "CONSULTA DE DÉBITOS", digite o número do CPF (ou CNPJ) do responsável pela Unidade Consumidora do imóvel, em seguida, digite também o código de segurança, que é uma sequência de caracteres gerada automaticamente pelo site (caso não consiga decifrar os caracteres, clique no ícone para gerar uma nova sequência). Em seguida clique no botão CONSULTAR.
Há basicamente três resultados possíveis para a consulta de débitos pelo CPF:
Esse resultado pode ter ocorrido devido a algum erro na digitação do numero do documento, ou o documento informado realmente não está cadastrado na Energisa, nesse caso, vale dar uma chacada em uma conta de um mês anterior para ver se a Unidade Consumidora está registrada em seu nome ou no nome de outra pessoa (um parente, ou o proprietário da casa, se o imóvel for alugado, por exemplo). Se você tem certeza que a unidade Consumidora está registrada em seu nome, e o número do seu documento foi digitado corretamente, entre em contato com a Central de Atendimento da Energisa pelo telefone 0800 70 10 326 (Deficientes auditivos: 0800 64 81 783) para obter orientações sobre como proceder.
Esse é o resultado que todo mundo gostaria de obter, nenhuma pendência, pode dormir tranquilo
Como se pode notar na imagem acima, existe até um botão para download de um comprovante de que não há pendências para o seu CPF (ou CNPJ), mas infelizmente, em todas as tentativas que fizemos esse botão não trouxe resultado nenhum
Não se desespere (pelo menos não ainda)...
Se você efetuou o pagamento da sua conta há menos de 48 horas, aguarde esse período e consulte novamente, pode ser que o pagamento apenas não tenha sido processado ainda. Se não for esse o caso... não há como dizer que essa seja uma boa notícia, afinal, existe um débito e ele terá que ser pago se você não quiser ficar no escuro, mas o primeiro passo para se quitar uma dívida é saber que ela existe
O resultado da consulta informará qualquer débito existente para o documento digitado, e quais os códigos das Unidades Consumidoras que geraram esses débitos.
Clicando no botão VER CONTAS PENDENTES o acesso será direcionado para a Agência Virtual da Energisa, se você possui um usuário cadastrado basta fazer o login e consultar as faturas referentes aos débitos existentes. Se não possui um usuário cadastrado, e não quer se cadatrar no momento, você pode simplesmente emitir a(s) segunda(s) via(s) da(s) fatura(s) pendente(s) seguindo o passo a passo que está no início dessa página.
Caso necessite de maiores esclarecimentos a respeito desses débitos, entre em contato com a Energisa através do telefone 0800 083 0196.
Se você ainda possui dúvidas, ou está com problemas, entre em contato com a central de atendimento da Energisa pelos telefones:
0800 70 10 326 (24hs, sete dias por semana)
0800 70 10 324 (Ouvidoria – Segunda a sexta, das 8h às 18h)