Muitas vezes precisamos solicitar algum serviço da CEMIG e logo nos vem à cabeça as dificuldades para fazer essa solicitação: localizar uma agência, encontrar um tempo durante o horário comercial para se dirigir até ela, muitas vezes perdendo horário de almoço pra isso, enfrentar filas de atendimento, só de pensar já da um desespero... Mas saiba que para muitos dos serviços que precisamos no dia a dia esses problemas podem ser facilmente contornados apenas com um acesso ao site da CEMIG!
Através do CEMIG Atende é possível efetuar diversos serviços, tais como: solicitação da segunda via de sua conta, comunicação de falta de energia, solicitação de religação, atualização do endereço de entrega da conta, entre outros, mas para ter acesso a todos esses serviços é preciso ter um usuário cadastrado no site.
O processo para se cadastrar no site da CEMIG é bastante simples, mas envolve alguns procedimentos fora do site, pré-requisitos na hora da criação da senha, validação do cadastro, entre outros pequenos detalhes que podem confundir e atrapalhar a vida de quem está tentando efetuar esse cadastro. O objetivo desse passo a passo é evitar esses transtornos, afinal, o objetivo é facilitar a vida do usuário, e não complicar ainda mais.
A primeira coisa que pode confundir quem chega no CEMIG Atende é que são oferecidas duas formas de acesso para quem pretende utilizar os serviços disponíveis: criar um usuário no próprio site ou utilizando as redes sociais (Facebook ou Google+). Vamos detalhar as duas alternativas, começando pela criação do usuário no site, se você preferir utilizar sua rede social, clique no link a seguir: Entrar no CEMIG Atende usand o Facebook e vá direto para o passo a passo dessa opção.
Será necessário ter os seguintes dados para criar seu usuário no CEMIG Atende:
Além desses dados será necessário fornecer seu nome e criar uma senha de acesso que precisa ter, no mínimo, 6 caracteres.
Acessando o site da CEMIG, localize e clique no link "CEMIG Atende":
Na página do CEMIG Atende, localize e clique no link "Cadastrar-se"
Digite o seu endereço de e-mail, a senha (é necessário repetir a senha no campo ao lado para confirmar), Nome, Telefone e o CPF (ou CNPJ) nos campos correspondentes, em seguida, clique na caixa "Não sou um robô", aguarde o sistema validar e clique no botão "Salvar":
Todos os dados são obrigatórios!!!
Se tudo estiver correto será enviada uma mensagem de confirmação para o seu endereço de e-mail.
Nesse momento seu usuário já foi criado, mas ainda não está ativo, se você tentar utilizá-lo receberá um aviso para ativar sua conta, o que nos leva ao próximo passo...
Verifique sua caixa de e-mails e localize a mensagem enviada pelo CEMIG Atende. O remetente do e-mail será o endereço atendimento@cemig.com.br, e o assunto será "Agência Virtual CEMIG - Confirmação de cadastro".
Se não localizar a mensagem na caixa de entrada, verifique a caixa de spams do seu e-mail
A mensagem de e-mail enviada tem um texto padrão citando o seu nome, que você digitou no momento do cadastro, e contendo o link para acesso à Agência Virtual CEMIG (CEMIG Atende) e um botão para ativar seu usuário.
Certifique-se que o remetente da mensagem é o endereço atendimento@cemig.com.br, nunca clique em links recebidos por e-mail se você não conhece o remetente, pode ser perigoso
Pronto! Agora você já tem um usuário cadastrado e validado na agência virtual da CEMIG, no entanto, para utilizar os serviços online oferecidos pela CEMIG ainda será necessário associar uma instalação elétrica ao seu usuário, que você pode conferir clicando no link: como associar uma instalação elétrica no CEMIG Atende.
A agência virtual da CEMIG pode ser acessada também utilizando as redes sociais Facebook ou Google+, o processo é bastante parecido em ambas as redes, então, como o Facebook é mais utilizado no Brasil, optamos por detalhar esse tipo de acesso com ele.
Quando se utiliza o Facebook para acessar a CEMIG Atende, o site já terá acesso a alguns de seus dados básicos, como nome e endereço de e-mail, mas alguns dados ainda precisarão ser fornecidos, são eles:
Acessando o site da CEMIG, localize e clique no link "CEMIG Atende":
Na página do CEMIG Atende, localize e clique no botão do Facebook"
Nesse momento, se você já estiver utilizando o Facebook no seu navegador de Internet, será exibida uma mensagem solicitando que a CEMIG Atende tenha acesso ao seu perfil público e endereço de e-mail que serão fornecidos pelo Facebook, clique em continuar para prosseguir com o acesso.
Se você não estiver utilizando o Facebook no mesmo navegador de Internet, será solicitado que você se conecte ao Facebook, e isso automaticamente permitirá que a CEMIG Atende tenha acesso a seu perfil público e e-mail cadastrado no Facebook. Digite seu e-mail ou telefone, e a senha de acesso ao Facebook, e clique em entrar.
A página seguinte será um formulário de cadastro que já estará parcialmente preenchido, seu nome e e-mail já estarão nos campos certos porque foram fornecidos pelo Facebook, então, basta completar o formulário com o Telefone e o CPF (ou CNPJ) nos campos correspondentes, em seguida, clique na caixa "Não sou um robô", aguarde o sistema validar e clique no botão "Salvar":
Todos os dados são obrigatórios!
Se tudo estiver correto você já estará acessando a agência virtual da CEMIG, logado com seu perfil do Facebook, e você poderá constatar isso verificando o canto superior direito da tela, onde será exibido o seu nome de usuário.
Se desejar desvincular sua conta Facebook do site da CEMIG em algum momento, basta clicar no seu usuário e selecionar a opção "Editar Informações".
Na tela seguinte, localize e clique em "Desvincular"
Perfil desvinculado, será apresentada uma mensagem, indicando que o perfil foi atualizado com sucesso:
Após entrar no CEMIG Atende, você precisará adicionar sua instalação para ter acesso a todos serviços disponíveis. Enquanto não houver uma instalação associada ao usuário, a tentativa de utilizar os serviços do site resultará em erro.
Para isso, após entrar no sistema com seu usuário ou com seu perfil de rede social, basta clicar no local indicado no topo da página:
Em seguida, digite seu CPF ou CNPJ e o seu Número de Cliente, marque a caixa "Não sou um robô", aguarde o site validar e clique no botão "Buscar Instalações"
O sistema localizará todas as suas instalações. Se tiver dúvida sobre qual das instalações correspondem a um imóvel específico, clique na seta ao lado do número da instalação e o endereço do imóvel será exibido.
Escolha a instalação (ou instalações) que pretende associar ao seu login e clique no botão "Associar"
Pronto! Agora sim você já pode utilizar todos os serviços disponibilizados pela agência virtual da CEMIG!
Após realizar suas solicitações na CEMIG Atende, não se esqueça de sair do sistema, para fazer isso, clique no seu usuário e selecione a opção "Sair".
Depois de cadastrado seu usuário, você pode adicionar ou alterar informações dele, como seu endereço residencial, endereço de e-mail, telefone, ou mesmo a senha de acesso, explicaremos a seguir como realizar cada uma dessas alterações.
Depois de entrar no CEMIG Atende, clique no seu usuário no canto superior direito da tela e selecione Editar informações
No formulário que será exibido, adicione ou altere o que julgar necessário e clique no botão "Salvar"
Dados como nome, endereço e telefone serão automaticamente salvos, mas se for alterado o endereço de e-mail, o sistema enviará uma mensagem para o novo e-mail cadastrado para confirmar a alteração.
Verifique sua caixa de e-mails e localize a mensagem enviada pelo CEMIG Atende. O remetente do e-mail será o endereço atendimento@cemig.com.br, e o assunto será "Agência Virtual CEMIG - Alteração de e-mail".
Se não localizar a mensagem na caixa de entrada, verifique a caixa de spams do seu e-mail ;)
A mensagem de e-mail enviada tem um texto padrão citando o seu nome, que já consta no cadastro, e contendo o link para acesso à Agência Virtual CEMIG (CEMIG Atende) e um botão para redefinir o e-mail.
Certifique-se que o remetente da mensagem é o endereço atendimento@cemig.com.br, nunca clique em links recebidos por e-mail se você não conhece o remetente, pode ser perigoso ;)
Se tudo estiver correto o e-mail estará atualizado.
Para alterar a senha do seu usuário do CEMIG Atende, depois de entrar no CEMIG Atende, clique no seu usuário no canto superior direito da tela e selecione a opção "Trocar Senha"
Digite sua nova senha na primeira linha, lembre-se que a senha precisa ter, no mínimo 6 caracteres, e repita a mesma senha na segunda linha para confirmar, em seguida clique no botão "Salvar".
Se a alteração for bem sucedida o sistema exibirá a mensgem abaixo:
Se precisar associar uma nova instalação, faça login com seu usuário, clique no seu usuário no canto superior direito da tela e selecione a opção "Adicionar Instalação"
Em seguida, siga os mesmos passos efetuados para associar a primeira instalação.
Esqueceu sua senha de usuário do CEMIG Atende? Não tem problema, o processo de recuperação é bem simples também. Na página de login do sistema, localize e clique no link "Esqueceu sua senha?".
Na página seguinte, digite seu e-mail cadastrado no CEMIG Atende, seu CPF (ou CNPJ) ou seu Login, e clique no botão "Enviar"
O sistema enviará uma mensagem para o seu endereço de e-mail cadastrado para confirmação da alteração da senha.
Verifique sua caixa de e-mails e localize a mensagem enviada pelo CEMIG Atende. O remetente do e-mail será o endereço atendimento@cemig.com.br, e o assunto será "Agência Virtual CEMIG - Solicitação de alteração de senha".
Se não localizar a mensagem na caixa de entrada, verifique a caixa de spams do seu e-mail
A mensagem de e-mail enviada tem um texto padrão citando o seu nome, que já consta no cadastro, e contendo o link para acesso à Agência Virtual CEMIG (CEMIG Atende) e um botão para redefinir sua senha.
Certifique-se que o remetente da mensagem é o endereço atendimento@cemig.com.br, nunca clique em links recebidos por e-mail se você não conhece o remetente, pode ser perigoso ;)
Será solicitada a redefinição da senha. Digite a nova senha, lembrando que ela deve conter pelo menos 6 caracteres, repita a mesma senha para confirmar, e clique no botão "Alterar".
Se a senha nova atender aos requisitos, ela será atualizada com sucesso.
Se você ainda tiver dúvidas, entre em contato com a central de atendimento da CEMIG pelos telefones:
116 (Minas Gerais)
0800 721 0116 (Demais estados)
0800 723 8007 (Deficientes Auditivos)
Ainda não está satisfeito? Que tal um atendimento por SMS?
Faltou luz na sua casa?
Envie um sms para 29810 com a palavra "luz" + o CPF do titular da conta.
Deseja saber seu último débito?
Envie um sms para 29810 com a palavra "conta" + o CPF do titular da conta.
Gostaria de enviar a leitura do seu relógio de energia?
Envie um sms para 29810 com a palavra "leitura" + o seu o CPF do titular da conta.
Lista de serviços oferecidos pelo CEMIG Atende:
Fundada em 22 de maio de 1952, a CEMIG – Companhia Energética de Minas Gerais – atua na geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica em 805 municípios de Minas Gerais e Rio de Janeiro (através da Light), além de gerir a maior rede de distribuição de energia elétrica da América do Sul, com mais de 500 mil quilometros de extensão, espalhada por 22 estados e pelo Distrito Federal.