A CEMIG não entregou sua conta de luz? Você perdeu a fatura? Guardou e não se lembra onde? Seu cachorro comeu? Não se desespere, a CEMIG disponibiliza em seu site na Internet uma maneira fácil e rápida para você retirar uma segunda via, a qualquer hora do dia ou da noite, e o melhor, sem enfrentar filas e sem qualquer cobrança de taxa!
Através do CEMIG Atende é possível efetuar diversos serviços, tais como: solicitação da segunda via de sua conta, comunicação de falta de energia, solicitação de religação, atualização do endereço de entrega da conta, entre outros, mas para ter acesso a todos esses serviços é preciso efetuar um cadastro no site. Se você pretende realizar esse cadastro, pode conferir nosso passo a passo como cadastrar um usuário no CEMIG Atende.
Mas você só precisa da segunda via de sua conta de luz, e não quer perder tempo se cadastrando no site? Sem problema! Existe também a possibilidade de efetuar esse serviço de forma mais simples, e é isso que vamos mostrar à partir de agora.
É importante lembrar que, segundo especialistas em direito do consumidor, o fato de não ter recebido sua conta de luz não serve como justificativa para não pagar a fatura dentro da data de vencimento! A CEMIG poderá cobrar multas e juros por eventuais atrasos.
Será necessário ter em mãos o CPF, ou CNPJ do titular da conta, ou o Número de Cliente da CEMIG, e mais o número da instalação elétrica do imóvel. O Número de Cliente e o número da instalação você pode localizar na sua própria conta de luz.
Acessando o site da CEMIG localize e clique no link "SEGUNDA VIA DE CONTA":
O acesso será automaticamente redirecionado para o CEMIG Atende. Nessa nova página, localize e clique no link "Entre sem cadastro"
Digite o CPF, o CNPJ ou o Número de Cliente do titular da conta e o Número da Instalação nos campos correspondentes, em seguida, clique na caixa "Não sou um robô", aguarde o sistema validar e em seguida clique no botão "Entrar".
A página seguinte apresentará os serviços que podem ser efetuados no site sem a necessidade de cadastro
Para obter a segunda via de suas contas de luz, clique no quadro referente a esse serviço e o site exibirá uma lista de todas as suas contas que ainda não foram pagas. Infelizmente, se for necessário obter a segunda via de uma conta que já foi paga, será necessário efetuar o cadastro no site e acessar o serviço de histórico de contas, opção que não está disponível para acessos sem cadastro.
Na tela seguinte haverá duas possibilidades: enviar a fatura para o seu e-mail, ou fazer o download em formato PDF.
Clicando na opção "Enviar por e-mail", será aberta uma caixa para que você digite o endereço de e-mail no qual gostaria de receber a segunda via de sua conta, depois é só ir à sua caixa de mensagens e baixar o arquivo que será enviado em formato PDF. A outra opção é ainda mais simples, basta clicar em "Baixar PDF" e escolher onde salvar o arquivo em seu computador.
Pronto! Agora você tem a segunda via da sua conta para pagar pelo seu Internet banking, pelo App do seu banco instalado em seu smartphone, ou mesmo imprimir e pagar no banco, na casa lotérica, no supermercado, no caixa eletrônico ou onde quer que houver um posto de pagamento da CEMIG
A maioria dos serviços on-line disponibilizados pela CEMIG, depende da realização do cadastro no CEMIG Atende, mas além da emissão da segunda via, é possível efetuar mais alguns serviços sem esse cadastro, são eles:
Você também pode consultar os débitos existentes em todas as instalações cadastradas em nome do titular de uma conta. A tela é semelhante à do serviço de segunda via, e as opções são as mesmas: envio da conta para o seu e-mail ou download em formato PDF.
Como um mesmo titular pode possuir várias contas em seu nome, pode ser necessário identificar qual débito se refere a qual instalação, mas isso também é facilmente resolvido, se quiser saber o endereço referente à conta que está em aberto, basta parar o cursor do mouse sobre o número da instalação e o endereço será exibido
Se a emissão da segunda via da conta for apenas para efetuar o pagamento por meio eletrônico, não há necessidade de imprimir a conta, basta ter disponível o código de barras da fatura, e para obter esse código basta acessar o serviço de Código de Pagamento On-Line, essa é uma opção ecológicamente correta, afinal, pra que utilizar papel se é possível fazer tudo eletronicamente? Clicando nesse serviço, as contas em aberto serão exibidas na tela
Clique em "Código Pgto" e o código de barras será exibido na tela, então, basta anotá-lo e digitar no Internet banking ou no caixa eletrônico. A maioria dos aplicativos bancários para smartphones também permitem a leitura do código de barras diretamente da tela, o que é uma opção bastante prática.
Nesse serviço é apresentada uma tela contendo vários canais de atendimento da CEMIG. Talvez "Canais de atendimento" fosse um texto mais adequado a esse serviço
Nesse serviço é possível consultar informações de postos de atedimento em uma determinada cidade. Basta digitar o nome da cidade e clicar em "Pesquisar", e todas as agências físicas da CEMIG nessa cidade serão listadas.
Serão exibidas informações sobre essas agências como o bairro onde elas estão localizadas e o horário de atendimento de cada uma delas, por exemplo.
E clicando no link "Detalhes" serão exibidos o endereço completo, telefone, e-mail etc.
É possível ainda navegar pelo mapa existente na página e encontrar uma agência da CEMIG na sua cidade.
Antes de fechar o navegador, finalize o atendimento clicando sobre o número da sua instalação no topo da página e selecionando "Fechar atendimento ou trocar a instalação", isso evita que outra pessoa tenha acesso aos dados de suas contas caso o navegador guarde algum dado em cache.
Se você ainda tiver dúvidas, entre em contato com a central de atendimento da CEMIG pelos telefones:
116 (Minas Gerais)
0800 721 0116 (Demais estados)
0800 723 8007 (Deficientes Auditivos)
Ainda não está satisfeito? Que tal um atendimento por SMS?
Faltou luz na sua casa?
Envie um sms para 29810 com a palavra "luz" + o CPF do titular da conta.
Deseja saber seu último débito?
Envie um sms para 29810 com a palavra "conta" + o CPF do titular da conta.
Gostaria de enviar a leitura do seu relógio de energia?
Envie um sms para 29810 com a palavra "leitura" + o seu o CPF do titular da conta.
Lista de serviços oferecidos pelo CEMIG Atende:
Fundada em 22 de maio de 1952, a CEMIG – Companhia Energética de Minas Gerais – atua na geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica em 805 municípios de Minas Gerais e Rio de Janeiro (através da Light), além de gerir a maior rede de distribuição de energia elétrica da América do Sul, com mais de 500 mil quilometros de extensão, espalhada por 22 estados e pelo Distrito Federal.