Não recebeu sua conta de luz? Perdeu a fatura? Seu cachorro comeu? Não se desespere, através de seu site na Internet a CEMIG disponibiliza uma maneira fácil e rápida para você retirar uma segunda via, a qualquer hora do dia ou da noite, sem enfrentar filas e sem qualquer cobrança de taxa!
Através do CEMIG Atende é possível efetuar diversos serviços, tais como: solicitação da segunda via de sua conta, comunicação de falta de energia, solicitação de religação, atualização do endereço de entrega da conta, entre outros, mas para ter acesso a todos esses serviços é preciso efetuar um cadastro no site. Se você ainda não tem um usuário, confira nosso passo a passo para cadastrar usuário no CEMIG Atende.
É importante lembrar que, segundo especialistas em direito do consumidor, o fato de não ter recebido sua conta de luz não serve como justificativa para não pagar a fatura dentro da data de vencimento!
Acessando o site da CEMIG localize e clique no link "SEGUNDA VIA DE CONTA":
O acesso será automaticamente redirecionado para o CEMIG Atende. Nessa nova página, digite seu usuário (que pode ser o seu CPF ou CNPJ, ou seu endereço de e-mail) e senha. Em seguida, clique na caixa "Não sou um robô", aguarde o sistema validar e em seguida clique no botão "Entrar"
Se o seu usuário ainda não estiver ativo, o sistema não efetuará o login, ao invés disso, ele exibirá uma mensagem orientando que você consulte seu e-mail e clique no link de ativação do seu usuário.
Se o seu usuário já estiver ativo, a página seguinte apresentará os serviços que podem ser efetuados através do CEMIG Atende.
São vários serviços possíveis, no entanto, não é difícil identificar o "Segunda Via", que é um dos primeiros da lista, mas para facilitar ainda mais, o site disponibiliza uma busca de serviços que filtra e apresenta apenas os serviços relacionados ao termo que é digitado nessa busca. No exemplo abaixo, digitamos "segunda via" e foram apresentadas quatro opções de serviços relacionados a essa busca:
Para obter a segunda via completa de suas contas de luz, clique no quadro "Segunda Via" e o site exibirá uma lista de todas as suas contas que ainda não foram pagas.
Agora basta escolher entre as duas possibilidades: enviar a fatura para o seu e-mail, ou fazer o download em formato PDF
Clicando na opção "Enviar por e-mail", será aberta uma caixa para que você digite o endereço de e-mail no qual gostaria de receber a segunda via de sua conta, depois é só ir à sua caixa de mensagens e baixar o arquivo que será enviado em formato PDF. A outra opção é ainda mais simples, basta clicar em "Baixar PDF" e escolher onde salvar o arquivo em seu computador.
Pronto! Agora você tem a segunda via da sua conta para pagar pelo seu Internet banking, pelo App do seu banco instalado em seu smartphone, ou mesmo imprimir e pagar no banco, na casa lotérica, no supermercado, no caixa eletrônico ou onde quer que houver um posto de pagamento da CEMIG
Se a emissão da segunda via da conta for apenas para efetuar o pagamento por meio eletrônico, não há necessidade de imprimir a conta, basta ter disponível o código de barras da fatura, e para obter esse código basta acessar o serviço de Código de Pagamento On-Line. Clicando nesse serviço, as contas em aberto serão exibidas na tela
Então, clique em "Código Pagto" e o código de barras será exibido na tela, então, basta anotá-lo e digitar no Internet banking ou no caixa eletrônico. A maioria dos aplicativos bancários para smartphones também permitem a leitura do código de barras diretamente da tela, o que é uma opção bastante prática.
Utilizando esse serviço você terá acesso a informações de suas 12 últimas faturas.
Já na tela inicial do serviço será possível identificar o consumo, o valor, a data de vencimento e a situação da fatura de cada um dos últimos 12 meses, a coluna situação irá mostrar se a conta já foi paga, vencida ou ainda a vencer. Ao final da página ainda há um gráfico de consumo onde se pode identificar facilmente os meses em que o consumo foi maior ou menos do que a média anual. Se houver necessidade é possível emitir a segunda via de qualquer uma dessas faturas de forma semelhante à do serviço de "Segunda Via", com as mesmas opções: envio da conta para o seu e-mail ou download em formato PDF.
Nesse serviço é possível emitir a segunda via do comprovante de quitação dos débitos do ano anterior junto à CEMIG, com ele você pode dispensar todas aquelas contas que estão guardadas em casa
Após realizar suas solicitações no CEMIG Atende, não se esqueça de sair do sistema, para fazer isso, clique no seu usuário e selecione a opção "Sair".
Se você ainda tiver dúvidas, entre em contato com a central de atendimento da CEMIG pelos telefones:
116 (Minas Gerais)
0800 721 0116 (Demais estados)
0800 723 8007 (Deficientes Auditivos)
Ainda não está satisfeito? Que tal um atendimento por SMS?
Faltou luz na sua casa?
Envie um sms para 29810 com a palavra "luz" + o CPF do titular da conta.
Deseja saber seu último débito?
Envie um sms para 29810 com a palavra "conta" + o CPF do titular da conta.
Gostaria de enviar a leitura do seu relógio de energia?
Envie um sms para 29810 com a palavra "leitura" + o seu o CPF do titular da conta.
Lista de serviços oferecidos pelo CEMIG Atende:
Fundada em 22 de maio de 1952, a CEMIG – Companhia Energética de Minas Gerais – atua na geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica em 805 municípios de Minas Gerais e Rio de Janeiro (através da Light), além de gerir a maior rede de distribuição de energia elétrica da América do Sul, com mais de 500 mil quilometros de extensão, espalhada por 22 estados e pelo Distrito Federal.