Comprar pela Internet é cômodo, e pode ser muito econômico em relação às lojas físicas, no entanto, muitas pessoas se sentem inseguras de efetuar suas compras pela Web, não sem razão, já que há inúmeros sites mal intencionados espalhados por aí, além de muitos lojistas que não tratam corretamente seus clientes. Mas não se desespere, com algumas verificações simples é possível concluir se uma loja virtual é confiável ou não.
Alguns sites são desenvolvidos com o único intuito de capturar informações ou enviar programas maliciosos para o computador de seus visitantes. Outros acabam sendo vítimas de ataques de crackers que se aproveitam de falhas de segurança do site para modificá-lo e inserir códigos ou programas para prejudicar seus usuários.
A boa notícia é que já foram desenvolvidas ferramentas na própria Web para verificar se o site que você pretende está livre de ameaças. Essas ferramentas avaliam o Site e informam se ele é seguro, se hospeda algum programa malicioso etc, e o melhor, não cobram nada por essa avaliação. Segue uma pequena lista de opções que você pode testar:
A Safe Site?
Norton Safe Web
Google Safe Browsing
Fortiguard Center
Virus Total
Verifique se a loja está na lista de sites a evitar, mantida pelo PROCON. Se estiver, desista dessa loja, não vale a pena arriscar seu suado dinheirinho aí.
Parece lógico que uma loja preocupada com a opinião de seus clientes investiria no desenvolvimento de um site profissional para seu e-commerce, não é mesmo? Sendo assim, desconfie de sites com aparência muito amadora, com muitos erros de português etc. É razoável também que uma loja possua um canal para reclamações, uma ouvidoria e uma política de troca de produtos. Essa é uma forma de o lojista demonstrar que está preocupado em prestar um bom atendimento, e se houver algum problema, resolvê-lo com o mínimo de transtorno para o cliente.
Conhece alguém que já comprou nessa loja? Pergunte como foi a negociação, se o produto foi entregue, se a qualidade do produto é boa, se a empresa cumpriu os prazos prometidos… Se não conhece ninguém que tenha comprado nessa loja, ou se não estiver seguro com as opiniões que obteve, pergunte ao Google, digite o nome da loja e você já deverá ter informações interessantes. Tente também as redes sociais, é comum que lojas virtuais mantenham perfis nessas redes para se relacionarem com seus clientes, esqueça as publicações da loja, atenha-se aos comentários dos usuários ;) Ainda está inseguro? Saiba que existem sites onde os próprios clientes avaliam as lojas de e-commerce, um deles é o Ebit vale uma visita e uma consulta ao nome da loja virtual onde você pretende comprar. Por último, mas não menos importante, dê uma conferida nos dados da loja no ReclameAQUI, lá você vai saber se a loja costuma dar atenção às reclamações de seus clientes (Reclamações atendidas), para aquelas que dão atenção, se solucionam o problema (Índice de solução), e se as soluções apresentadas satisfazem os clientes (Voltaria a fazer negócio).
Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ)
O CNPJ é um número composto por 14 dígitos, e é por esse número que a Receita Federal identifica uma pessoa jurídica. Toda empresa precisa ter um CNPJ para operar legalmente no Brasil, e no caso das lojas virtuais é comum encontrar esse número em algum lugar da página, na maior parte das vezes no rodapé. Se não encontrar o CNPJ no site a possibilidade de ser uma fraude aumenta muito.. Encontrou o CNPJ? Hora de consultar no site da Receita se ele é válido, acesse esse link, digite o CNPJ completo (apenas os 14 números, sem pontos barras, traços etc), digite também os caracteres da imagem de segurança e clique em consultar. Se o CNPJ for válido será apresentado um documento com as informações da empresa, nele você poderá verificar se os dados do CNPJ são condizentes com a loja, se a empresa está ativa, há quanto tempo ela existe etc.
Depósito em conta? Transferência bancária? Esqueça! Prefira sempre lojas que aceitam pagamento com boleto, cartão ou algum gateway de pagamento (PayPal, Pagseguro, MoIP etc)! Aliás, os gateways de pagamento aumentam ainda mais as chances de uma compra bem-sucedida, uma vez que eles seguram o pagamento por alguns dias, tempo suficiente para o seu produto seja entregue a você, e se essa entrega não for feita ou o produto não atender às expectativas, você pode pedir o dinheiro de volta.
Comprar e não receber o produto é ruim, sem dúvida, mas pior do que isso é ter seus dados capturados por alguém mal intencionado e ter a desagradável surpresa de encontrar cobranças em sua fatura do cartão referentes a compras que você não fez. Por isso, é necessário ficar atento também à segurança oferecida pelo site para seus dados. Sempre verifique se a loja virtual utiliza um Certificado SSL nas páginas onde são solicitados dados como conta do banco, número do cartão, senhas etc. A identificação de páginas que utilizam o Certificado SSL é simples, basta olhar na barra de endereços do navegador e procurar por um pequeno cadeado, além disso, o endereço desta página sempre se iniciará com https://.
Em geral, lojas virtuais falsas têm vida curta, elas são descobertas após aplicar alguns golpes e acabam sumindo, então, vale consultar há quanto tempo a loja existe. Para isso basta pesquisar há quanto tempo o domínio utilizado pelo site foi registrado, o que pode ser feito utilizando os links abaixo:.
Whois – registro.br (Apenas domínios .br)
Seguindo essas recomendações é perfeitamente seguro realizar sua compra naquela loja online, o que pode lhe poupar um bom tempo e dinheiro no final das contas.
Boas compras!